Mariana:
Estou precisando de receitas de glacê para biscoitos natalinos.
E o que faço para fazer de varias cores?
Tem que ser aquela glacê fina e firme para confeitar!

Vanessa:
Uso o glacê real.
A receita que tenho é:
1 clara
250g de açúcar impalpável
1 colher de sopa de suco de limão.
Misturar a clara com 1/3 do açúcar e bater por alguns minutos. Acrescentar o suco de limão e o restante do açúcar a bater por mais ou menos 10 minutos.
Não sei porque mas sempre bato menos que isso, pois já acho que está no ponto. Para colorir, uso corante gel.

Mariana:
Desculpe minha ignorância, mas o que é açúcar impalpável?

Anônimo:
Mari, é um açúcar bem fininho...e específico para fazer essas coberturas! Vende em qualquer loja que venda artigos para bolos!
Açúcar impalpável é um açúcar bem fininho, próprio para confeitaria como disse nossa amiga anteriormente, é na verdade a mistura do açúcar de confeiteiro com amido de milho.

Visitacion:
O Glacê INDUSTRIAL
Em lojas próprias de panificação já vem os saquinhos prontos nas diversas cores. Acho que na ASSAÍ tem (SP)

Rose:
Vanessa,
Este glacê real fica bem durinho e açucarado? Qual o segredo de secagem? Em quanto tempo? Testei e demorou muito para secar, e por deixar os biscoitos fora de um pote fechado, nem ficaram crocantes. Qual é o segredo? Será que meu erro foi usar corante líquido?

Vanessa:
Rose,
Na primeira vez que fiz, demoraram muito para secar. Alguém me disse que eu poderia deixar dentro do forno com a luz acesa... Acho que deixei o glacê muiiito mole.
Hoje em dia não faço isso. Faço o glacê como manda a receita (1 clara para 250g de açúcar) mas sempre acho que ele está duro! Não sei porque!
Então, sigo a dica de uma amiga: colocar gotas de água mineral (gotas mesmo) para ficar mais mole.
É difícil dizer o ponto do glacê, mas quando eu faço uma bolinha, permanece bolinha, não escorre ficando achatada... Deu para entender?
Depois de decorados os biscoitos, deixo secando por aproximadamente 8h (faço à noite e no dia seguinte guardo).
É isso... :-)

Rose:
8hs secando dentro do forno desligado com a luz acesa? E não deixa os biscoitos amolecidos (sem ficar crocante)?

Vanessa:
Oi Rose!
Quando me falaram da luz acesa, eu entendi que é até secar (deve ser menos que 8hs).
No meu caso, eu decoro os biscoitos à noite e no dia seguinte eu guardo. Por isso eu citei 8h, e deixo sobre o balcão da cozinha e não dentro do forno.
Os meus biscoitos ficam crocantes mesmo assim. Acho que a receita deve influenciar nesse aspecto. Depois de secos, deixo sempre em potes ou latas bem fechados.

Mariana:
Semana passada vi em um site a receita de glacê e de biscoito do jeito que quero! Inclusive as fotos do site são de biscoitos em formato natalino!
São lindos! Olhem as fotos, são lindas!
http://tvtem.globo.com/culinaria/receita.asp?codigo=212&EditoriaID=6

Rose:
Ok Vanessa, vou tentar outra receita depois, pode ser isso mesmo, pois deixei por algumas horas e já ficaram amolecidas.
Obrigada viu :)

Dalva ?ff??:
Há diferença muito grande no resultado do glacê se trocar o açúcar impalpável por açúcar de confeiteiro?