Piparkoogi


Ingredientes:
350g de açúcar
300g de melado
200g de manteiga
1.100g de farinha, ou mais
3 ovos
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
temperos - canela em pó, cravo em pó, gengibre em pó (pimenta do reino é usada também mas como nós não estamos acostumados se usar ponha pouco senão fica ardida demais). Uso uma colher se sopa de canela ,1/2 de cravo e 1 1/2 de gengibre em pó...


Modo de preparo:
Antes de começar a receita é bom saber que ela não é fácil. Essa é uma massa pesada, pior que de pão. Prepare seus braços, ou chame um moço forte para ajudar. (As meninas vão gostar dessa parte). O rendimento da massa varia conforme o tamanho dos biscoitos.


Em uma panela pesada, derreta o açúcar, a manteiga e o melado. Mexa até ferver e formar borbulhas gordas. Desligue o fogo, acrescente os temperos e sinta o aroma de natal que sai da panela e toma toda a casa. Misture metade da farinha e ainda dentro da panela bata a massa com uma colher de pau, para que ela esfrie.


Quando a massa estiver fria o suficiente para colocar o dedo sem queimar, coloque os ovos um a um, incorporando bem cada um antes de colocar o próximo. Misturados os ovos, coloque os fermentos e mais um tanto de farinha e continue mexendo, incorporando ar à massa. 


Quando a massa estiver pesada demais para mexer com a colher, coloque-a na sua superfície de trabalho sobre uma cama de farinha e sove, colocando peso nas mãos e fazendo com que a farinha se misture toda à massa. Aproveite esse momento de sova para descarregar as tensões acumuladas no ano e capriche, bata a massa sem dó. Ela estará boa quando não grudar mais na superfície ou nas mãos e ficar lisa e homogênea. Faça uma bolota e deixe descansar em recipiente tampado na geladeira de um dia para outro ou pelo menos umas duas horas no freezer. Pode-se dividir a massa em partes e fazer as bolachas aos poucos. A massa crua pode ser deixada no freezer por uns 6 meses.


Depois de descansada, coloque um pedaço da massa sobre a superfície enfarinhada e abra com a ajuda de um rolo, até a espessura de 0,5cm. Corte quadradinhos ou use moldes de biscoitos e transfira os biscoitos cortados para uma assadeira untada levemente e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno preaquecido no médio para assar até dourar. E um feliz natal.


Decore com glace feito com açucar de confeiteiro,e clara de ovo. Pode ser colorido com corante comestivel.


Postado por Maria do Carmo Hindrikson